segunda-feira, 27 de julho de 2009

entrevista: Rafael


Rafael é goleiro da equipe de Futsal do União Agrícola Cardeal e nos gramados, atua como defensor. Já atuou por duas vezes no Campeonato Amador de 2009. Apesar de jogar no campo, seu ponto forte é nas quadras. Por muitos, ele é considerado o 2º melhor goleiro de Cardeal, o primeiro é o Melão, sem sombras de dúvidas, que está jogando no São Paulo. Rafael completará 18 anos no dia 01 de agosto. Apesar de jovem, Rafael já passou por um drama na vida.
Abaixo segue uma entrevista com o jovem e promissor jogador do União Agrícola Cardeal.

Bruno: Qual o problema você teve na perna esquerda?
Rafael: Ela era menor que a direita, incluindo até o pé.

Bruno: Como você percebeu o que o problema estava se agravando?
Rafael: Já nasci com esse problema, meus pais perceberam isso quando tinha 2 anos, eles correrram atras de uma solução para esse problema, mas não conseguiam, mas eu jogavam mesmo assim mancando, mas feliz, até que em 2004 com 12 anos comecei a sentir dores na coluna que era afetada pelo problema, ai meus pais passaram a procurar com mais firmeza uma solução, ai que por encaminhamento do médico Dr. André (na época médico do CTO), nos fez ir a Jundiaí onde foi que realizei a cirurgia na perna

Bruno: Você pensou que não voltaria a jogar futebol?
Rafael: Não, tanto é que mesmo com os pinos eu brincava com meus irmãos, de uma maneira diferente é claro, acho tambem o que me fez ter força para lutar contra esse momento dificil, foi a grande força que recebia da minha familia, minha mãe passava noites sem durmir pra ficar comigo chorando de dor, meu pai que modificava muita coisas para me agradar, meus irmãos que faziam tudo por mim, desde de fazer lanche pra mim a levar minha urina no banheiro (risos), e o apoio e as visitas do restante da familia, tudo isso e mais um pouco me fez lutar contra esses momentos de dores e tristezas.


Bruno: Você sente dores na perna ao praticar esporte?
Rafael: Sim, mas ápos o pratica, pois para a pratica recebi toda uma orientação dos médicos, que até hoje acompanham minha recuperação, para não haver qualquer problema a mim.

Bruno: Qual a sensação ao ver sua perna cheia de pinos?
Rafael: Não foi das piores, pois antes da cirurgia o paciênte recebe uma preparação mental, assim foi comigo, fui ao hospital e visitei pessoas que já havia e estava com pinos, e recebi tambem viSitas de uma psicóloga para me falar sobre a cirurgia, confesso que a principio num queria fazer, mas pensava nas consequência futuras, nos preconceitos que sofri, e com a ajuda dessa preparação e da familia fui e encarei de frente e hoje to muitissimo feliz.

Bruno: Você precisa fazer mais alguma operação?
Rafael: Não, pelo menos foi o que disse o médico, mas na primeira cirurgia ele tambem me disse que num precisaria de outra, e logo apos 1 anos realizei outra cirurgia, mas acredito que não.

Bruno: Onde você se vê melhor jogando: na quadra ou no campo?
Rafael: Na Quadra, pois é onde eu me sinto melhor e é onde eu conquistei mais vitorias, além de todos que me conhecem dizem que sou melhor jogando na quadra do que nos gramados.

Bruno: Quais os seus títulos pessoais?
Rafael: Na quadra: Bi - Campeão do Quadrangular de Cardeal, 2 Troféis de melhor goleiro, estou na seleção de Cardeal; no Campo: Campeão Juvenil da LIDI 2008, e já estou atuando no Amador do U.A.C.; mas realmente minhas conquistas pessoais são ter uma familia muito boa, e ter conseguido acabar com esse problema na perna que muita gente num sabe o que passei e o que iria passar se não resolvesse isso.

Bruno: Onde você pretende chegar com o futebol ou com o futsal?
Rafael: Na minha atual idade é dificil chegar a uma seleção brasileira, mas não é impossivel(risos), mas na verdade seria ser campeão Amador no campo e na quadras
seria disputar um campeonato brasileiro de futsal.


Bruno: Qual a emoção de jogar Campeonato Amador?
Rafael: Com um time Bi - Campeão e com tantos jogadores de alto nivel e consagrados na região, é uma honra estar nesse elenco e de ver que posso jogar muito tempo ainda.

Bruno: O que o União Agrícola Cardeal é pra você?
Rafael: O time onde conquistei varios títulos e pretendo conquistar ainda mais.

3 comentários:

  1. É isso aí Rafa força cara vc é sem dúvida um exemplo para todos aqueles que só sabe reclamar da vida espero em breve estar comemorando com vc o tri campeonato amador e vc tb jogando em um time profissional de futsal abraçu !!!!!!!!!!! cristian

    ResponderExcluir
  2. Orgulho de ser colega desse exemplo de vida. Parabéns Rafa, vc é vencedor

    ResponderExcluir